quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A leitura# 24 O Senhor Ventura

«Escrito em 1943, O Senhor Ventura apresenta-nos a figura de um português errante por terras do Oriente, uma figura com uma longa tradição na literatura portuguesa, desde Os Lusíadas ou a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto até O Mandarim de Eça. 
O Senhor Ventura, personagem que parece extraída do melhor romance picaresco, sai do seu Alentejo natal para se lançar a uma vida de aventuras pela China, que o levará ao desempenho das mais diversas atividades, nem sempre legais. A viagem serve-lhe também como descobrimento da amizade e do amor que o protagonista vive de forma atormentada. 
A figura do senhor Ventura personifica o triunfo da vontade, mas também propicia uma reflexão sobre uma certa ideia de Portugal. Nesta personagem, Miguel Torga reivindica a recuperação do espírito intrépido e aventureiro dos portugueses da época dos Descobrimentos. Em palavras do autor: "Não me resigno à ideia de ter vindo à luz neste tempo e numa terra durante séculos inquieta de descobrir e saber, e depois tragicamente adormecida para tudo o que não seja olhar-se e resignar-se... Encho-me da lembrança mágica do Senhor Ventura, que nenhuma razão impediu de correr as sete partidas que esperam em vão por nós."»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...