sexta-feira, 19 de abril de 2013

A leitura # 18 Hotel Memória

A minha curiosidade era muita em relação a este escritor. Para além de recolher opiniões muito favoráveis dos leitores, ganhou uma série de prémios literários. Assim, decidi lê-lo, cheia de expetativas. 
Gostei muito da parte inicial do romance. Cativou-me, prendeu-me. No entanto, a partir de certa altura, achei a trama algo previsível e até um pouco enfadonha. João Tordo escreve bem, disso não tenho dúvidas, tem um bom ritmo... mas, acabei por me  ir desligando da história, que não achei particularmente interessante. Nem tive assim tanta vontade de deslindar o tal mistério.
Talvez tenha contribuído para esta (quase) insatisfação o facto de ter lido imediatamente antes um dos melhores livros de sempre - «A escolha de Sofia», de William Styron. Sim, talvez tenha sido só isso...
Agora tenho cá por casa «O bom Inverno», para confirmar ou refutar a minha opinião inicial. 
Sinopse: 

«Onde termina a culpa e começa a expiação? Em Nova Iorque, um estudante apaixona-se por uma rapariga enigmática com quem vive uma intensa relação. Mas a morte desta, inesperada e violenta, enche o protagonista de culpa e remorso., lançando-o numa espiral descendente até o transformar num vagabundo, sem dinheiro e sem posses. Prisioneiro do Memory Hotel, um pardieiro da baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas como ele próprio, é contratado por Samuel, um milionário excêntrico, para procurar um fadista português emigrado para os estados Unidos quarenta anos antes.
Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel da Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória é, ao mesmo tempo, um romance de mistério e aventura nos meandros da condição humana - uma história simultaneamente intrigante e comovente, que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção.»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...