sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A leitura # 13 «Dentro do Segredo-uma viagem na Coreia do Norte»

Nos últimos tempos, não falei de outra coisa com os meus mais próximos. De tal maneira nos marca este relato (ou esta sociedade tão estranha e secreta) que não há forma de fugir ao assunto. O meu livro até já tem uma filazita de espera!
Desta crónica absorvente e de tantas curiosidades, destaco as seguintes (que fui registando no meu bloco de notas):
- José Luís Peixoto viajou na Coreia do Norte durante 15 dias, numa viagem organizada por uma empresa em Pequim: «Kim-il sung 100th birthday Ultimate Mega Tour».
- Durante a estadia, a impossibilidade de contacto foi permanente. O telemóvel foi entregue na fronteira, à entrada no país, e só seria devolvido noutra fronteira, à saída, em dia e hora pré-determinados. Não havia qualquer hipótese de se receberem emails. O autor apenas pôde telefonar para casa, a partir do telefone do hotel, em chamadas caríssimas (6 euros por minuto, desde que pegasse no telefone, mesmo sem ninguém atender!).
- Não era possível fotografar, a não ser o que consideravam "legítimo". Nunca as estátuas dos líderes poderiam aparecer recortadas nas fotografias. Tinham de ser de corpo inteiro!
- Por falar em corpo inteiro, os jornais possuíam sempre na capa grandes fotos dos líderes que nunca podiam ser dobradas. Os norte coreanos tinham uma técnica especial para dobrar o jornal mas nunca a fotografia de capa. 
- No comboio, os norte coreanos nunca se «misturavam» com os estrangeiros.
- Nunca havia troco que chegasse: as contas eram acertadas com garrafas de água, pastilhas,...
- Nunca o autor viu os norte-coreanos a pagarem algo com dinheiro!
- Os líderes: Kim-jong un (o atual) é filho de Kim Jong-il e neto de Kim-Il sung.
-  É o país mais militarizado do mundo. Tem o 4º maior exército do mundo.
- Em Pyongyang, não há qualquer publicidade, nada escrito nas paredes. Não há animais nas ruas. É de uma limpeza absoluta. Come-se carne de cão. 
- No interior de todas as casas, existiam os retratos dos líderes em par, a ocupar lugares de destaque.
- Ao peito, homens e mulheres usam emblemas dos líderes. Recebem-nos aos 15 anos; há mais de 20 diferentes e expressam o papel do dono na sociedade e no partido.
- «Com frequência, senti que apenas me restava o papel de testemunha alucinada, tentando distinguir a realidade real da realidade retórica apenas através do instinto.»
- Pyongyang tem um Arco do Triunfo, igual ao de Paris, mas maior, como repetiu a guia muitas vezes.
- Os norte coreanos a que se refere o livro chamam-se todos Kim, tanto homens como mulheres.
- A 120 metros abaixo do solo, o metro de Pyongyang é o mais profundo do mundo, por questões militares...
- A praça Kim-il sung, em Pyongyang, tem 75000 metros quadrados.
- Na Coreia do Norte, tudo soava a falso!
- Existe em Pyongyang um colosso, um enorme hotel inacabado, Hotel Ryugyong (que se pode ver em imagens na net), com 330 metros de altura e 150 andares, cuja obra parou em 1992. «Talvez por falta de dinheiro, falta de energia, incapacidade de fazer chegar aos pisos mais altos as máquinas e os materiais». 
E são inúmeras as curiosidades, as descrições que nos deixam a pensar. Ficam estas apenas como aperitivo para a leitura deste livro tão interessante!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...