sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Filmes # 12 Centro Histórico


Foi apresentado, ontem à noite, no S. Mamede, o filme «Centro Histórico», uma encomenda Guimarães 2012, de que tanto se falou por cá durante este ano. São quatro perspetivas, por quatro realizadores. Estiveram presentes os quatro nesta apresentação: Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Érice e Manoel de Oliveira.


Aki Kaurismaki

O primeiro trecho, «O Tasqueiro», foi realizado pelo finlandês Aki Kaurismaki, é a história de um empregado de bar solitário, de Guimarães. É uma história simples, com alguma carga emotiva e até humorística, que conseguiu captar uma parte da essência da cidade. 








Pedro Costa
 A segunda parte teve a assinatura de Pedro Costa. Chamou-lhe «Sweet exorcist». Continuo sem entender a relação que possa existir entre este pequeno filme (e a sua personagem, o Ventura) e a finalidade da obra, no seu conjunto. Foi demorado, cansativo e descontextualizado, na minha opinião. 



Victor Erice
Victor Erice, o realizador espanhol, dirigiu «Vidros Partidos».
«Filmado numa antiga fábrica têxtil do Rio Vizela, abandonada desde 2002 e em estado de acelerada degradação, Erice ouviu também testemunhos de antigos operários dessa fábrica e oferece-nos uma pertinente reflexão sobre o passar do tempo, a memória e o esquecimento» 
Foi muito, muito interessante!



Manoel de Oliveira
A última parte do filme ficou a cargo do nosso querido Manoel de Oliveira, que esteve presente por cá novamente, num espaço de tempo muito curto. Realizou agora «O conquistador conquistado». Gostei desta parte, embora me soubesse a pouco. Mais um bocadinho de Oliveira, continuando o espírito pelo qual optou, seria muito agradável! 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...