sábado, 10 de novembro de 2012

Os livros na literatura # 2

Como já disse anteriormente, não percebo muito bem porquê, mas sempre me interessei por saber o que os outros andam a ler. Gosto de saber por que razão escolheram este ou aquele livro, qual a sequência que resulta das sucessivas escolhas, ... enfim. Fetiches! Alguns dos livros de Murakami também têm disso - várias referências a livros, para integrar esta ou aquela situação, e informam-nos sobre o que algumas das personagens andam a ler. E eu registo, sempre. As transcrições seguintes são de 1Q84 - vol III, que eu ando agora a ler. Os dois livros (conjuntos de livros) a que se referem já estão na lista das minhas prioridades. 

«Em busca do Tempo perdido» é uma obra em 7 volumes do escritor francês Marcel Proust. Temos 5 dos livros cá por casa. Mas, tal como Tamaru, ainda nenhum de nós se viu envolvido numa situação que enquadrasse o início da leitura da obra. Embora, a predisposição deverá ser mais mental do que outra coisa. Digo eu...

Pg. 40 « - Não queres vídeos nem livros?
- Não me estou a lembrar de nenhum título em particular.
- Que te parece Em Busca do Tempo Perdido? - sugeriu Tamaru - Se ainda não leste a obra de Proust, creio que será uma boa ocasião para o fazeres.
- Tu já leste?
- Não. Nunca fui parar à prisão nem tive de andar escondido do mundo durante muito tempo. Dizem que é difícil ler essa obra em vários volumes, a não ser que uma pessoa se veja numa situação do género. 
- Bom, conheço algumas pessoas que passaram longas temporadas atrás das grades, mas não é propriamente o tipo de gente que se interesse por Proust. 
- Vou experimentar. Quando conseguires arranjar os livros, envia-mos.
- A verdade é que já os tenho aqui à mão. - confessou Tamaru.»


«África Minha» é daqueles livros que tenho por casa há muito tempo, que quero mesmo ler mas tenho adiado a leitura. Não sei porquê. Já vi o filme há muitos anos, talvez numa altura em que não o percebia completamente. Como tal, comprei-o para o rever, depois de ler o livro, tal como gosto! 

Pg. 97 «- O meu pai pediu-me para ler qualquer coisa. Não importava o quê, desde que eu lesse para ele. Isto foi há tempos, quando ainda se encontrava consciente (...)
- Que livros lhe lê?
- Todo o género de coisas, páginas de diversos livros. Limito-me a pegar no livro que tenho à mão e a ler alto a partir do ponto onde tinha ficado. 
- E agora está a ler o quê?
- África Minha, de Isak Dinesen (pseudónimo de Karen Blixen) 
A enfermeira abanou a cabeça. 
- Não me diz nada. 
- Foi escrito em 1937 por Isak Dinesen, uma autora dinamarquesa. Casou com um aristocrata sueco e, pouco antes de rebentar a 1ª Guerra Mundial, viajaram os dois juntos para África, onde exploraram uma plantação de café. Anos mais tarde, divorciaram-se e ela ficou à frente da propriedade agrícola. No livro dá conta das suas vivências durante esse período.»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...