segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Movies in my week # 4 (25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33)




Dos 9 filmes que vi nesta semana, destaco positivamente os 3 seguintes: 
- «A elegância do ouriço»
- «127 horas» de Danny Boyle 
-  «Milk» de Gus Van Sant.

«A elegância do ouriço»
É um filme excelente!
Deixo apenas uma das muitas frases fortes do filme:
"A Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes".
IMDb: 7,2
Realizador: Mona Achache
Atores: Josiane Balasko, Garance Le Guillermic e Togo Igawa 

«Relatório Kinsey»
Já tinha visto este filme há uns valentes anos, no Cineclube. Conta a história de vida de Alfred Kinsey, um pioneiro na pesquisa da sexualidade humana, cujos livros  publicados foram considerados registos fundamentais neste âmbito.
Tal como aconteceu quando vi o filme pela primeira vez, gostei muito de uma parte do filme (a inicial) e, a partir de dada altura, achei um pouco cansativo, pela repetição de determinados aspetos. Mas é um filme a ver. Sem dúvida.
IMDb: 7,1
Realizador:Bill Condon; Atores: Liam Neeson, L. Linney.


«3»
Este é um filme completamente fora. No mínimo, estranhamos muitas cenas que por ali se passam. A sinopse, por si só, não nos leva a imaginar o modo como se desenrola o filme, que vai muito para além dela. É um drama centrado num casal de meia idade em que ambos se apaixonam pelo mesmo homem... Não gostei muito do filme. Achei-o desnecessariamente provocador em muitos aspetos (por exemplo, na introdução e tratamento do tema "doença").
IMDb: 6,6 Realizador: Tom Tykwer Atores: Sophie Rois, Sebastian Schipper e Devid Striesow

«Miss Daisy»
Este é um daqueles clássicos que eu já pretendia ter visto há muito. Uma velha senhora judia e o seu chaufer afro-americano constroem uma relação que cresce e vai melhorando ao longo dos anos.
Gostei da interpretação de Morgan Freeman. No entanto, esperava mais do filme, em termos gerais. Não seria muito difícil, na minha opinião, obter mais "sumo" na construção desta amizade.
IMDb: 7,4
Realizador: Bruce Beresford
Atores: Morgan Freeman, Jessica Tandy e Dan Aykroyd

«127 horas»
Este filme baseou-se em factos reais. São (quase sempre) os meus preferidos.
Um montanhista fica preso numa rocha, quando cai num precipício, quando se aventurava, sozinho, pelas montanhas desérticas do Utah. Ao longo de 127 horas, faz tudo o que lhe é possível para conseguir libertar o braço, mas não consegue. Decide então, para evitar a morte certa, juntar toda a sua coragem num ato, no mínimo, heróico. Já conhecia o realizador deste filme, Danny Boyle, de «Quem quer ser bilionário» e de «Tainspotting», filmes de que gostei muito mas, a partir daqui, fiquei fã. Este «127 horas» está espetacularmente bem realizado! O ator James Franco também teve uma performance fora de série.
IMDb: 7,7   Realizador: Danny Boyle    Ator: James Franco

«Enterrado»
No mesmo dia em que vi «127 horas», resolvi ver este. Também retrata uma situação limite, embora não seja baseado em factos reais.
Paul é um camionista americano que trabalha no Iraque. Depois de um ataque por parte de um grupo de iraquianos, ele acorda numa caixa de madeira, enterrado vivo, possuindo um isqueiro, um telemóvel e pouco mais. Não adorei o filme (de maneira nenhuma).
IMDb: 7,0 Realizador: Rodrigo Cortés
Atores: Ryan Reynolds, José Luis García Pérez e Robert Paterson

«Larry Crown»
Este filme foi realizado por Tom Hanks, o que me deixou algo curiosa, até porque o aprecio, como ator. Mas não fiquei adepta! É uma comédia romântica, com Tom Hanks e Julia Roberts, que não acrescenta nada ao que já está feito, neste tipo de filmes. Mas, enfim, soube-me bem ver...
IMDb: 5,9
Realizador: Tom Hanks
Atores: Tom Hanks, Julia Roberts


«Milk»
Este é um grande filme do realizador Gus Van Sant, de que gosto muito. Conta a história de Harvey Milk, um ativista gay americano (da Califórnia) que, devido a todas as suas lutas, consegue ser eleito oficialmente para a câmara, defendendo os direitos da comunidade homossexual, numa altura de enorme repressão, nos anos 70. Apesar de todas as vitórias que conseguiu, Milk acabou por ser assassinado. É soberba a interpretação de Sean Penn (ator que, normalmente, não aprecio) e de James Franco.
IMDb: 7,7     Realizador: Gus Van Sant
Atores: Sean Penn, James Franco

«Saga Twilight: amanhecer - parte 1»
Ainda não li absolutamente nada desta saga, nem sequer da escritora, Stephanie Meyer. No entanto, é tanta a publicidade à volta dos seus livros e histórias que resolvi ver esta primeira parte da sua saga Twilight, em filme.
Acredito que os livros sejam melhores. Só podem ser. O filme, na minha opinião foi muito fraquinho. Se o objetivo era prender o espectador e fazer com que ele acreditasse na história, nem por um momento isso aconteceu!
IMDb: 4,8     Realizador: Bill Condon
Atores:  Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner

2 comentários:

Lady disse...

Alguns filmes que andaste a ver ainda não vi, mas gostei muito do "Miss Daisy", é daqueles filmes que estão na minha lista de preferidos, até porque entra o Morgan Freeman que eu adoro.
O "Milk" é daqueles filmes que quero ver, até porque foi muito falado em 2008.
Curiosamente julguei que não ia gostar da saga "Twilight" mas gostei muito já vi o último que está no cinema e está muito porreiro.

Anónimo disse...

Eu não gostei quase nada do 1º da saga Twilight. Viste também o 1º? Realmente, o Milk é um grande filme, bem como a Elegância do ouriço - este eu gravei e vou manter para tu o veres. Já percebeste que agora tenho os canais TVCine? É maravilhoso poder ver qualquer filme a qualquer hora. Tenho que te mostrar como funciona!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...