terça-feira, 6 de novembro de 2012

A leitura # 10 Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado

Acabei de ler, há dois dias, «Gabriela, Cravo e Canela». Já o tinha iniciado há muitos anos mas, na altura, não me despertou grande entusiasmo. Não sei bem porquê! Até porque eu gosto muito de Jorge Amado. Mas achei que este livro era bastante diferente dos outros que dele tinha lido e, talvez procurasse o estilo mais caraterístico do autor. Não sei, o que é facto é que li cerca de 100 páginas e pousei-o. Não o voltei a abrir. Até há bem pouco tempo... Resolvi pegar novamente no livro quando começou a ser transmitida, na televisão, a telenovela, em setembro. Não sou uma grande apreciadora de novelas, no entanto, esta é diferente. É das boas! Talvez porque se baseie neste livro...
A história passa-se em Ilhéus. Começa em 1925. Ao longo da narração, destaca-se a evolução desta pequena cidade, devido à produção de cacau. A evolução, como quem diz! As mentalidades tardam em evoluir, tardam em adaptar-se aos novos tempos - tudo é tratado "à lei da bala", como se repete tantas vezes, segundo a lei dos homens, literalmente falando. No entanto, existem algumas personagens que se tentam soltar desta teia (tão bem urdida) e que acabam por fazer destacar, de forma engenhosa, esta caricatura à sociedade... E tão atuais que são a história e as histórias contadas, as situações, os anseios, as vivências... E não é que já passou (quase) um século?
Enfim, gostei muito do livro! Prendeu-me da primeira à última página, desta vez li-o de forma rápida e fluida. Diverti-me bastante, como sempre acontece com as obras de Jorge Amado! E, uma vez que terminei a leitura do livro antes de ver toda a novela, está na altura de descobrir as diferenças e continuar a usufruir da história. 



3 comentários:

Ana disse...

Olé. Não sabia que tinhas este livro, também gostaria de ler. Agora ando a ler "As 50 sombras mais negras de Grey" e estou a gostar, aconselho-te a ler o 1.º, caso contrário não entendes nada da história. Um livro diferente e apesar da critica negativa que anda por aí a pairar eu gostei muito do 1.º, estou a gostar do 2.º e "mortinha" por ler o 3.º, mais ainda espero que saia o filme que ficará um pouco puxado, mas acredito que bem interessante.

:)

Elisabete disse...

Oi! Sim. Já tenho este livro há muito tempo, há mais de dez anos. Não te lembras dele? Queres que te empreste? Quanto a esse que andas a ler, realmente só tenho ouvido críticas super negativas, por isso é que estou curiosa. Tens o 1º volume? Emprestaram-te? É que este não me apetece comprar! Beijocas

Lady disse...

Olé.

Não me lembro de o ter visto, mas sim gostava que me emprestasses.
Em relação ao "50 sombras" emprestaram-me também o 1.º e agora este segundo também. O problema é que tem uma lista enorme de pessoal em espera para o ler.
Também vi as criticas negativas ao livro, que eu não concordo em nada, é um livro polémico sim, mas não está mal escrito e quem faz esses comentários (cá para mim) são os pseudo intelectuais que não sabem distinguir o género dos diferentes tipos de literatura.
Mais do que falar de sexo, falar de amor e isso é o que o torna um livro tão comercial.

Tens de ler...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...