sábado, 11 de agosto de 2012

A leitura # 6 Carlos Ruiz Zafón

 

São os livros que li de Zafón. Estão por ordem decrescente de preferência (5, 4 e 3 estrelas). 
«A sombra do vento» é um livro fantástico, que torna muito apetecíveis os livros do autor. No entanto, é muito difícil de igualar e, obviamente, de superar.
«Bea diz que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele o que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos.» (in "A sombra do vento", pg. 504)
N"O Jogo do Anjo", tal como n'"A sombra do vento", toda a trama se desenvolve em torno dos livros. Sente-se o mesmo amor pelos livros. «Lembrei-me então do que Sempere me dissera da primeira vez que entrara na sua livraria: que todos os livros tinham alma, a alma de quem os escrevera e a alma de todos aqueles que o tinham lido e sonhado com eles» (in "O Jogo do Anjo", pg. 526). É a escrita de um livro que despoleta todos os mistérios... Até cerca de metade das suas 568 páginas, achei o livro delicioso... mas, a partir de certa altura deixou-me um sentimento de vazio, talvez justificável com as expectativas tão elevadas que criei depois de ler »A sombra do vento».
«Marina» também tem como pano de fundo Barcelona. Conta uma história misteriosa e quase surreal, muito bem construída, mas que não me seduziu da forma como os livros anteriores o conseguiram.
Falta-me agora ler «O Príncipe da Neblina» (o seu 1º romance, mas que apenas foi editado em Portugal em 2011) e «O prisioneiro do céu» (2012).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...