terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Leitura # 8 O quinto filho, Doris Lessing

Este foi o primeiro livro que li de Doris Lessing. Já tinha sentido alguma curiosidade na obra desta autora mas, desde que ganhou o prémio Nobel, essa curiosidade foi acicatada. Por casa, tinha já dois livros da autora para ler - A revoltada e Um casamento apropriado - no entanto, pelo menos o segundo, faz parte de uma sequência que não tenho completa, pelo que fui protelando a sua leitura. 
Assim, numa Feira do Livro deste Verão, encontrei "O quinto filho" e resolvi pegar logo nele. É um livro pequeno, com cerca de 170 páginas, sem capítulos, que se lê muito rapidamente. Li-o em dois dias. 
Passa-se em Inglaterra, nos anos 60, e começa por contar uma história de amor (sem grandes desenvolvimentos) entre Harriet e David, um casal que partilha os mesmos objetivos, quase todos relacionados com a construção de uma família e de um lar. 
Lê-se na contracapa: «A princípio, parece o Paraíso. As crianças preenchem-lhes o quotidiano, e os familiares sentam-se à mesa da cozinha no Natal, disfrutando avidamente do calor humano da família Lovatt. Mas é com a 5ª gravidez que as coisas começam a alterar-se. O bebé desenvolve-se dentro de Harriet demasiado cedo e com demasiada violência. Após um nascimento difícil, Ben revela-se uma criança estranha e cruel, cuja violência é instintivamente rejeitada pelos irmãos. Inexoravelmente, a sua presença alienígena vai destruindo o sonho de uma família feliz.»
Gostei de o ter lido, no entanto, fiquei com a sensação de que poderia ter sido escrito por qualquer outro autor menos aclamado. As ideias poderiam ter sido mais desenvolvidas, de maneira a que acreditássemos mais nelas. Por outro lado, e não me consegui abstrair disso, esta edição das Publicações Europa América está carregadinha de frases mal construídas e de erros ortográficos, que tornaram muito menos agradável a leitura e que me distraíram constantemente. 
Este livro não me preencheu, decididamente. Mas, é claro que não se pode/deve julgar uma escritora por um livro. É altura de descobrir mais da obra de Doris Lessing.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...