quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os livros na literatura # 1

Finished the book, remains the inspiration

Não percebo muito bem porquê, mas sempre me interessei por saber o que os outros andam a ler. Gosto de saber por que razão escolheram este ou aquele livro, qual a sequência que resulta das sucessivas escolhas, ... enfim. Fetiches! Alguns dos livros de Murakami também têm disso - várias referências a livros, para integrar esta ou aquela situação, e informam-nos sobre o que algumas das personagens andam a ler. E eu registo, sempre. As transcrições seguintes são de Dança, Dança, Dança.

«Comecei a ler uma biografia de Jack London que tinha comprado numa livraria perto da estação de Hakodate (...)» pg. 31 

«As nuvens estavam completamente imóveis e formavam um manto denso sobre a cidade, como na ilha suspensa de As Viagens de Gulliver.» pg. 51

«Acabei a biografia de Jack London e comecei um livro sobre a Guerra Civil de Espanha.» pg. 79

«Devia ser azar meu, concluí. Depois de ler o jornal, tirei do saco a edição de bolso de O Som e a Fúria e comecei a ler.» pg. 140

«Fui para a cozinha fazer um café forte e, enquanto o bebia, aproveitei para ler o último policial da série 87th Precint de Ed McBain. Andava há 10 anos a prometer a mim mesmo que ia deixar de ler os mistérios passados na dita esquadra, mas, sempre que saía nova edição, lá voltava eu a comprar o livrinho.» pg. 200

«Podem não acreditar mas estou a ler O Processo, de Kafka.» pg. 214

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...