domingo, 26 de agosto de 2012

A leitura # 7 Dança, Dança, Dança

Não consigo explicar esta minha fixação por Murakami. Ou melhor, não consigo explicar esta ânsia de ler o autor a alguém que nunca o tenha experimentado. Ou que não goste... Enquanto o leio, tenho muitas vezes a sensação de que aquilo foi escrito propositadamente para mim - em quase todos os livros me aconteceu. É estranho, eu sei. Mas eu sinto isso.
Como este livro me foi emprestado, resolvi começar a lê-lo mesmo sem ter antes lido o que o antecede: «Em busca do carneiro selvagem». Não sei como seria se seguisse a ordem correcta (porque não o fiz) mas penso que não perdi assim tanto por ter "saltado" o antecessor.
Gostei tanto deste livro! Não foi o que mais gostei do autor, em termos globais, mas há partes/situações específicas deste livro que o enaltecem muito. As constantes referências musicais, sempre associadas e escolhidas para um contexto, são um exemplo.

«Em Dança, Dança, Dança, Haruki Murakami continua a trajetória da personagem de Em Busca do Carneiro Selvagem, agora à procura do seu antigo amor que desapareceu misteriosamente do Hotel Golfinho. Nessa nova busca, o narrador, um jornalista freelancer, perde-se cada vez mais num universo de realismo fantástico, quase kafkiano, envolvendo-se com personagens verdadeiramente singulares: uma adolescente clarividente, um actor de cinema extravagente, um poeta maneta e prostitutas de luxo.
Ambientado em Tóquio, este romance aborda temas como a solidão, o amor e a efemeridade da vida e retrata uma sociedade em constante transformação, altamente consumista e regida por valores como a fama, o dinheiro e o poder.»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...