quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uma análise que só me interessa a mim (ou talvez não) - nacionalidades de escritores

Enquanto deambulava pelo Goodreads, encontrei uma análise estatística que, para mim, é muito interessante. Afinal de contas não é muito fácil aferir os nossos gostos e escolhas no que se refere aos diversos autores, nacionalidades preferidas, temáticas mais ou menos recorrentes, entre muitos outros aspectos.
Assim, analisando as nacionalidades, numa primeira instância, concluí que: 
- a maior parte dos meus livros são de autores americanos. Tenho 156 livros de americanos.
           - Li os seguintes autores: Ernest Hemingway, Irving Stone, John Katzenbach, John Steinbeck, Dan Brown, Truman Capote, Patricia Highsmith, Mark Twain, F. Scott Fitzgerald, Richard Bach, Michael Cunningham , Michael Connelly, Louisa May Alcott,  Mary Higgins Clark, Edgar Allan Poe, Stephen King,  Allegra Goodman, Henry Miller, Danielle Steel, Charles Bukowski e mais alguns. São 27 livros lidos. Concluo que, exceptuando Irving Stone e Steinbeck, nunca regressei aos autores americanos que li. Uma situação para refletir! 
             - Tenho em casa para ler muitos outros livros de autores americanos. No total, são 129 livros de americanos por ler. Assim um pouquinho por alto, os que tenho em maior número (por ler) são: Irwin Shaw (8), Pearl S. Buck (7), Ernest Hemingway (6), Sinclair Lewis (3), William Faulkner (3), Henry Miller (5), Jack Kerouac (2), Henry James (3), Irving Wallace (6), Ellery Queen (4), Horace McCoy (2), Erskine Caldwell (5), William Styron (2) e, obviamente, muitos, muitos outros, até perfazer os tais 129 livros, sabendo que de cada autor que aqui falta tenho menos livros.
          - Dos autores americanos que ainda não li (e que tenho em casa), quero dedicar-me rapidamente a: Horace McCoy, Irwin Shaw e Pearl S. Buck!

- Logo a seguir, vêm os autores ingleses. Tenho 108 livros de ingleses.
                - Li os seguintes: Daphne du Maurier (3 livros maravilhosos), W. Somerset Maugham (5 magníficos), Agatha Christie (3), Arthur Conan Doyle (2), Charles Dickens (2), D. H. Lawrence (2), William Golding (1), Oscar Wilde (1), George Orwell (1), Aldous Huxley (1) e mais alguns autores, até perfazer 26 livros de ingleses lidos.
               - Em casa, tenho 82 livros de ingleses por ler, como é fácil de calcular. De entre os autores, em maior número estão: Aldous Huxley (6), Somerset Maugham (3), Oscar Wilde (2), Graham Greene (3), Virginia Woolf (3), A. Christie (3), Frederick Forsyth (2), Ruth Rendell (3), A. Conan Doyle (8). Resumindo, tenho mais cerca 50 autores, numa média de um livro por autor. 

- Nas minhas prateleiras, os autores portugueses estão em terceiro lugar. Tenho 103 livros de portugueses.
                 - Li 38 e ainda não li 65. (Vou ter que mudar a estratégia de análise. É que já estou a "dar o tilt". Altura de abreviar.)
                 - Os autores portugueses que mais li foram: Eça de Queirós, Júlio Dinis, José Saramago, Camilo Castelo Branco, Alice Vieira, Sophia de Mello Breyner e José Rodrigues dos Santos. Ui, que grande miscelânea! 5 estrelas só dei a Saramago, Miguel Sousa Tavares e Luís Vaz de Camões. 
             - Tenho vários livros por ler de: Saramago, Natália Correia, José Cardoso Pires, Júlio Dinis, António Lobo Antunes, Eça de Queirós, João Tordo, Hélia Correia, Lídia Jorge, Agustina Bessa-Luís e dezenas de outros autores, dos quais só tenho um livro.

- De seguida, vêm os autores brasileiros. Tenho 84 livros de brasileiros.
              - Bem, agora assustei-me! Só li meia dúzia? Há aqui algo que não está bem! Li Jorge Amado (3), Erico Veríssimo (2) e Joracy Camargo (1). Mais uma conclusão: está na altura de apostar nos autores brasileiros. Até porque costumo gostar...
             - Escusado será dizer que tenho mais de 70 livros de brasileiros que não li, dos mais diversos autores: de Erico Veríssimo (autor que muito aprecio) tenho mais 14 livros para ler, Lygia Fagundes Telles (6), José Lins do Rego (7), Gilberto Freyre (3), Jorge Amado (4), Zélia Gattai (1), Chico Buarque (2), Rachel de Queiróz (2), Herberto Sales (3), Josué Montello (4), Rubem Fonseca (1) e muitos outros autores,  que fazem parte de uma coleção que fui adquirindo.

- Os autores franceses seguem-se neste ranking. Tenho 80 livros de franceses.
            - Só li 16 livros, dos seguintes autores: só de Émile Zola é que li 2 livros, de todos os outros autores li apenas 1 livro (Le Clézio, Marguerite Duras, Voltaire, Diderot, Jules Verne, Eva Curie, Gustave Flaubert, Charles Duchaussois e outros).
             - Restam cerca de 60 livros para ler de autores como Jules Verne (12), Roger Vailland (3), Balzac (3), Jean-Paul Sartre (2), Roger Martin du Gard (2), Marguerite Duras (2), Guy de Maupassant (1), Simone de Beauvoir (1), Anatole France (1), Romain Rolland (1), André Gide (1), François Mauriac (1), Victor Hugo (2), A. Saint-Exupéry (1), Marquês de Sade (1), Marie Darrieussecq (1), Boris Vian (1), G. Flaubert (1) e outros 20 autores.

- Os próximos são os autores italianos, já com um número muito menor: 36 livros no total.
           - Só li 5!? (Até a mim me surpreendo!). 3 de Alberto Moravia, 1 de Susanna Tamaro e outro de Primo Levi.
          - Tenho por ler: Giovanni Papini (8), Curzio Malaparte (4), Alberto Moravia (4), Calvino (4), Dante Alighieri (2), Umberto Eco (2), Luigi Pirandello (1), Giacomo Casanova (1), G. T. di Lampedusa (1), Cesare Pavese (1), A. Tabucchi (1), Andrea Camilleri (1), Alessandro Baricco (1), Claudio Magris (1). Desta vez estão cá todos.

- Passemos aos autores russos. Tenho 26 livros.
             - Li 11: Dostoiévski (2), Condessa de Ségur (6), Aleksandr Solzhenitsyn (1), Nabokov (1) e Tolstoy (1).
              - Tenho para ler: Boris Pasternak (2), Dostoiévsky (2), M. Cholokhov (2), Ivan Bunin (1), Joseph Brodsky (1), Nabokov (1), Alexander Pushkin (1), Lou Andreas-Salomé (1), Andrei Makine (1), V. Korolenko (1), Alexandre Zinoviev (1) e Chingiz Aitmatov (1). Parece que já estão todos.

- Seguem-se os autores alemães, dos quais tenho 25 livros.
              - Só li 6: Thomas Mann (2), Patrick Süskind (1), Erich Maria Remarque (1), Christiane F. (1) e Anne Frank (1).
                 - Faltam 19 livros - Thomas Mann (7), Hermann Hesse (2), Heinrich Böll (2), Goethe (1), Patrick Süskind (1), Erich Maria Remarque (3), Nietzsche (1), Ernst Schnabel (1), Siegfried Lenz (1). Estão todos.

- De autores espanhóis, só tenho 16 livros.
                  - Só li 5: Carlos Ruiz Zafón (3), Ballester (1) e Violeta Hernando (1).
            - Nos não lidos estão: Camilo José Cela (2), António Muñoz Molina (2), Jorge Semprún (2), Montálban (1), Cervantes (1), Jiménez (1), Alárcon (1), Manuel Vicent (1) e mais um ou outro.

- De autores japoneses, tenho 14 livros. Li 10 de Murakami. Dos 4 que não li, 2 são de Kenzaburo Oe e outros 2 de Yasunari Kawabata.

- Tenho 10 livros de autores belgas. Só li 1, de Georges Simenon. Tenho mais 5 de Simenon, 2 de Marguerite Yourcenar, 1 de Ladislas de Hoyos e 1 de Jean-Claude Bologne.

- De autores suecos, tenho 8 livros. Só li 1, de Stieg Larsson.  Tenho Selma Lagërlof, Pär Lagerkvist, Lars Gustafsson, August Strindberg, Axel Munthe e mais Stieg Larsson.

- Tenho 8 livros de autores indianos. Só li 1, de Arundhati Roy. Tenho Salman Rushdie (2), Kipling (1), Tagore (1) e Lawrence Durrell (3).

- De autores irlandeses, também são 8 livros. Só li 1, de Cecilia Ahern. Tenho G. B. Shaw (1), Samuel Beckett (1), Jonathan Swift (1), Elizabeth Bowen (1) e James Joyce (3).

- De colombianos, são 7 livros, todos de Gabriel García Márquez. Li 4 e faltam 3.

- De austríacos são 7. Li 3, de Robert Musil, Arthur Schnitzler e Stefan Zweig. Faltam 4, de Zweig, Musil, Italo Svevo e Lilian Faschinger.

- De sul-africanos são 6. Li 2, de J. M. Coetzee. Tenho 4 para ler: 2 de Coetzee e 2 de Nadine Gordimer.

- De chilenos, tenho 7. Li 3, de Isabel Allende e tenho para ler mais 4, de Pablo Neruda, Luis Sepúlveda, Antonio Skármeta e Isabel Allende.

- De checos, são 8 livros: li 4, de Kafka e Milan Kundera e tenho 4 para ler, 3 de Kafka e 1 de Jaroslav Hasek.

- De peruanos, são 4. Todos de Mario Vargas Llosa - li metade (2 livros).

-  De chineses, tenho 4 e li 1 (Jung Chang).

- De  algerianos, tenho 4 (3 são de Camus). Não li nenhum.

- Abreviando agora:
      -  tenho 3 livros de: húngaros (li 2, de Sándor Márai), de dinamarqueses (não li nenhum), canadianos (de Saul Bellow, Margaret Atwood e não li nenhum), mexicanos (li 1, de Laura Esquivel), libaneses (não li nenhum), australianos (não li nenhum) e angolanos (não li nenhum).

          - tenho 2 livros (que ainda não li) de cada uma destas nacionalidades: argentinos, iranianos, moçambicanos, egípcios, polacos.

          - tenho apenas 1 livro de um nigeriano (Wole Soyinka), neozelandês (Anna Campion - lido), jugoslavo (Danilo Kis), guatemalteco (Miguel Ángel Asturias), romeno (André Kedros), suiço (Françoise Giroud), dominicano (Jean Rhys), timorense (Luís cardoso), turco (Orhan Pamuk), cisjordano (Souad - lido), uruguaio (Carmen Posadas), búlgaro (Elias Canetti), bósnio (Ivo Andric), norueguês (Jostein Gaarder) e do sri lanka (Michael Ondaatje).

Apesar de me ter tomado imenso tempo, gostei muito de ter feito esta análise, principalmente porque me fartei de aprender! Acho que foi tão produtiva que, obviamente, não vou ficar por aqui ... 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...