domingo, 22 de julho de 2012

Espetáculos # 13 Pat Metheny Unity Band

Aconteceu ontem à noite, na praça exterior da nova plataforma das artes, mais um espetáculo maravilhoso, integrado no programa da Capital Europeia da Cultura. 
Não sou grande conhecedora, nem sequer muito apreciadora de jazz. No entanto, este concerto foi tudo menos cansativo ou aborrecido. Pelo contrário, chegou a ser extasiante, pela qualidade não só de Pat Metheny (que é indiscutível) mas também dos seus acompanhantes, que são extraordinários: Chris Potter tocou variadíssimos instrumentos de sopro, sempre com uma mestria insuperável; Ben Williams, no baixo, esteve muito bem; Antonio Sanchez, na bateria, foi magnífico. A conjugação destes 4 fantásticos artistas, obviamente, deu origem a música de qualidade superior.

Tremidinho, tremidinho, mas não deixo de colocar aqui um dos meus vídeos. A qualidade de som ainda justifica: 

O que mais me interessou da pesquisa: «Pat Metheny é um dos mais aclamados músicos de jazz da atualidade, fruto da sua versatilidade, originalidade e influência junto de jovens músicos. (...) Filho de uma família com tradição musical, Pat Metheny nasceu em Kansas City, a 12 de Agosto de 1954. Com apenas 8 anos, começa a estudar trompete. Aos 12 anos, descobre o seu instrumento de eleição: a guitarra. (...) Pat Metheny colabora musicalmente com uma grande variedade de artistas, cuja latitude vai de Milton Nascimento a David Bowie. (...)»

Esta é das minhas músicas favoritas de sempre! Tal como muitas outras de David Bowie, o meu artista! O que eu não sabia (até há pouco tempo) é que «This is not America» foi feita por Pat Metheny e Bowie. Maravilhosa!

A  guitarra fantástica que está na 1ª imagem do vídeo veio com Pat Metheny - tem um som incrível! 
E os bilhetes - que agora prefiro guardar neste formato digital -
ocupam menos espaço e perduram igualmente.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...