quarta-feira, 4 de julho de 2012

Filmes # 1 José e Pilar


       Este é daqueles filmes de que, antecipadamente, eu sabia que ia gostar. Não o consegui ver quando foi lançado no circuito normal; no Cineclube também me escapou. Mas pensei muito nele. Só há pouquíssimo tempo surgiu, a preço decente claro, à venda com um jornal. Até coloquei na agenda o dia em que saía. E lá o consegui adquirir! 
     Acabei de o ver. E gosto desta sensação que nos transmitem (só) alguns filmes de que não se sai de lá igual. É um documentário excelente. Não só sobre a obra do nosso Saramago (principalmente à volta da Viagem do Elefante, um dos seus últimos livros) mas acima de tudo, sobre a possibilidade ou a capacidade que alguns espíritos desenvolvem à volta de outros espíritos. É sobre a ternura. É sobre a cumplicidade. É sobre a entrega. É sobre a partilha. É sobre o Amor, pois claro! «Porque tudo pode ser contado doutra maneira».
    «Eu tenho ideias para romances. Ela (Pilar) tem ideias para a vida» repete Saramago algumas vezes. E não será um equilíbrio deste género que todos procuramos alcançar?  
    Sublinho uma das frases apresentadas no trailer: «Uma lição de vida! Possui uma profundidade poética que emociona do início ao fim». Recomendo vivamente!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...