quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gosto muito do Goodreads

      Gosto muito do Goodreads. Gosto desta coisa de saber o que os «amigos» (os verdadeiros e os virtuais, tanto faz) andam a ler. Gosto de saber as novidades, que livros é que saíram fresquinhos nas livrarias ou que oferecem os alfarrabistas, nesta ou naquela cidade. Gosto de lá ter os meus livros, todos arrumadinhos, bem catalogados. E cada livro pode integrar diferentes secções, sem qualquer problema. Sempre gostei de fazer algumas análises e de retirar conclusões sobre livros o que, sendo difícil para mim, é extremamente rápido e eficiente nesta plataforma. Com um clique, consigo saber (quase) tudo: os livros que tenho, os que li e os que não li, em que ano adquiri um livro específico, nesse ano que outros livros e quantos adquiri, se ainda falta ler algum desse ano...; a nacionalidade dos escritores, quantos tenho e quais são os livros de escritores americanos, alemães, argentinos, angolanos, australianos, austríacos, ... (e ainda não saí do a); rapidamente, consigo saber quantos (e quais são) os livros de contos, os romances, as biografias, as autobiografias, os de ficção científica, os policiais, de viagens, enfim...
        É possível ainda, depois de ler um determinado livro, classificá-lo de 1 a 5 (desde o «didn't like it» até ao «it was amazing»). Pois, tem este "senãozito": está em inglês, embora existam inúmeros utilizadores portugueses.
     Clicando sobre um livro sabemos, automaticamente, de que trata, quantas edições existem, quantas páginas tem, que amigos o leram, quem o quer ler, o que escreveram sobre ele, como o classificaram, a classificação geral, e muito mais.
        Sempre que adquiro um novo livro, não tardo muito a inseri-lo no Goodreads. É que me dá mesmo gozo! E se, entretanto, não existir o livro na plataforma (o que é muito raro), podemos nós inseri-lo, através de um método simples e associá-lo a outros.
        É também possível sugerir livros a amigos e receber sugestões, de acordo com as nossas preferências. E mais, o Goodreads tem muito mais do que isto. 
    Resumindo e concluindo, para quem gosta de ler e para quem gosta menos, este programinha é um estímulo fortíssimo à leitura, pelo que o recomendo vivamente.
        
(e tudo isto surge porque lá fui fazer este update)


            p. 527 of 632 (83%)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...