quarta-feira, 11 de julho de 2012

Música na literatura # 6 Norwegian Wood & South of the border, west of the sun

As músicas que dão título a livros de Murakami, o enquadramento e os trailers dos filmes (que anseio ver)

Norwegian wood,  dos Beatles 
Pg 1. «Assim que o avião aterrou, começou a fluir uma música suave dos altifalantes no tecto: uma adocicada versão orquestral de Norwegian Wood dos Beatles. Esta melodia provocava-me sempre um calafrio, mas desta vez perturbou-me com mais força do que nunca.
Inclinei-me para a frente, com o rosto entre as mãos para evitar que o meu cérebro se estilhaçasse. Pouco depois, uma das hospedeiras alemãs aproximou-se e perguntou em inglês se me sentia agoniado.»
A música e, ao mesmo tempo, o trailer do filme:

A sul da fronteira, a oeste do sol, de Nat King Cole
Pg. 21. «Ao longe, Nat King Cole cantava «South of the border». A canção referia-se ao México, é bom de ver, mas na época eu não tinha maneira de saber. As palavras «a sul da fronteira» possuíam aos meus ouvidos  uma estranha ressonância, com o seu quê de enigmático. Cada vez que as ouvia, perguntava a mim próprio o que poderia haver de maravilhoso, a sul da fronteira. Quando abri os olhos, Shimamoto ainda estava entretida a brincar com os dedos e a fazer desenhos na saia. No fundo do meu corpo, experimentei uma sensação de dor estranhamente doce.»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...