quinta-feira, 14 de junho de 2012

A leitura # 1

A FUGA - Carolyn Jessop 


       A Fuga é um documento muito dramático, contado na primeira pessoa. Relata as vivências de Carolyn Jessop no seio de uma família poligâmica, segundo os preceitos da Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias, derivada da Igreja Mórmon.

Lê-se na capa: «Nasci numa seita poligâmica radical. Aos 18 anos, tornei-me a 4ª mulher de um homem de 52 anos. Em 15 anos, tive 8 filhos. Quando o nosso líder começou a pregar o apocalipse, percebi que tinha que os tirar dali».   

Este livro foi-me oferecido pela minha irmã no Natal passado. A partir desse momento, apesar das fileiras de livros estarem bem compostas e de esperarem há muito por vez, não lhe tirei os olhos de cima. Fui folheando, espreitando... até que decidi ler o prefácio. Fiquei logo presa! Não escondo que a minha ânsia inicial em ler este livro se prendeu com a imensa curiosidade que tenho sobre esta Igreja Mórmon. Pelo que entendi, a Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias é um ramo da primeira, mas muito mais radical. O termo "radical", neste contexto, é metafórico, entenda-se. As ações que lá vi descritas roçam os limites do insane! A poligamia, a abominação da homossexualidade, o racismo, o abuso do poder, a exclusão da sociedade. Enfim...

Fiquei sem saber se estas «Igrejas dos Santos dos Últimos Dias» que se veem por aí nas nossas cidades defendem os mesmos preceitos. Ou será que retirando o termo "Fundamentalista" são diferentes as Igrejas? Não percebi mesmo. Confesso! 

É, para mim, impossível descrever, sumariamente, as emoções que transmite, pelo que apelo à sua leitura e à reflexão. Não garanto que se saia de lá igual. Aliás, é difícil que tal aconteça. Mas não será esse um dos objetivos da leitura? A tomada de consciência da existência de outros mundos, que fazem parte do nosso...



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...