quinta-feira, 28 de junho de 2012

A música na literatura # 3

Algumas páginas cheias de música


          «Através das colunas invisíveis ouvia-se, com o volume no mínimo, um quarteto de Haydn» (p.382) e «A etapa seguinte foi um cabeleireiro unissexo (...) Viam-se plantas envasadas por tudo quanto era sítio e, através de umas colunas Bose, fazia-se ouvir baixinho um festival de improvisos labirínticos de Keith Jarret em piano solo» (p. 401).
            Tenho cá para mim que Murakami assistiu ao concerto que originou este vídeo. Foi em Tóquio. Em 1984. A descrição do livro leva-me a crer que sim.

         «Depois fixou durante algum tempo a sua atenção no saleiro e no pimenteiro que estavam em cima da mesa, antes de levantar bruscamente a cabeça, olhar para mim e dizer:
-Nutmeg Noz moscada?
- Nutmeg?
-Lembrei-me assim de repente. Se achares bem, fica a ser o meu nome.
- Por mim, tudo bem. E ao seu filho, devo chamar-lhe o quê?
- Canela.
- E «parsley, sage, rosemary and thyme»... - cantarolei eu.» (p. 406)
                                                                            in «Crónica do Pássaro de Corda», Haruki Murakami
«Are you going to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme
Remember me to one who lives there
She once was a true love of mine»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...