sábado, 30 de junho de 2012

A música na literatura # 4

Um trecho da Flauta Mágica (by Haruki M.)

      « - O que dizes não te faz lembrar a Flauta Mágica? Sabes, a Ópera de Mozart? Armado de uma flauta mágica e de umas campainhas mágicas, o príncipe resgata a princesa cativa num castelo remoto. Adoro essa ópera. Já a vi e ouvi tantas vezes que sei o libreto de cor e salteado. Quando Papageno canta "sou eu, o caçador de pássaros, conhecido por novos e velhos em toda a parte»? Alguma vez assististe à Flauta Mágica?
      Respondi que não com a cabeça. Nunca a tinha visto.
     - Na ópera, o príncipe e o caçador de pássaros, Papageno, vão ao castelo guiados por três meninos que viajam numa nuvem. Trata-se, na realidade, de uma luta entre o reino do dia e o reino da noite. A rainha da noite procura resgatar a princesa mantida prisioneira no reino do dia, mas, a dada altura, os protagonistas acabam por não saber bem em qual dos dois reinos está a razão. Quem está cativo e quem não o está? No final, como é bom de ver, o príncipe encontra a princesa. Papageno fica com Papagena, e os maus vão direitinhos para o Inferno... - concluiu Noz-Moscada, passando a ponta do dedo pela borda do copo - Mas tu, de momento, não tens nem caçador de pássaros nem flauta mágica nem campainhas mágicas. 
     - Tenho um poço - disse eu.
    - Se o conseguires comprar - replicou Noz-Moscada, sorrindo como se desdobrasse um elegante lenço. -O teu poço. Todas as coisas têm o seu preço.»

                                                                                           in «Crónica do Pássaro de Corda» (p.427)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...